Meu nome é DIONE SILVA, sou ex vigilânte municipal da cidade de Araricá, ex conselheiro tutelar, especializações como gestão da segurança publica municipal e privada, prevenção e combate a incêndios e defesa pessoal, trabalhei em várias empresas de segurança adquirindo vasta experiência na área da segurança pessoal privada.
Total de visitas: 7532
SEGURANÇA PRIVADA
SEGURANÇA PRIVADA
Caracteristicas do setor e impacto sobre o policiamento:
O que chamamos de policiamento? Pode ser entendido em sentido amplo o suficiente para não ser confundido com policia ( aqui considerada especificamente o corpo de individuos uniformizados e contratados pelo Estado para funções especificas de manutenção da ordem através da aplicação do uso da força ).
Vigilantes e seguranças possuem caracteristicas mais preventiva e voltadas ao controle e regulação de acessos, com seus interesses privados enquanto a policia tem perfil mais repressivo e punitivo, voltada ao estabelecimento a ordem pública através da aplicação da lei, sendo orientada com base no interesse público pelo sistema de justiça criminal, há uma importante tensão no sentido de ampliação do campo de ação dos agentes privados sobre a esfera de atuação da policia, criando zonas por vezes pouco definidas de distinção entre os dois setores.
A segurança privada é apresentada como subsidiária e complementar a segurança pública.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Bancos, organizações comerciais e industriais diversas, órgãos públicos, condominios fechados, prédios ou residências, shoping centers, estádios de futebol, centros de exposições, casas de eventos e espetáculos diversos, cinemas, bares, restaurantes, etc. Oficialmente de acordo com as mais recentes atualizações normativas do setor, os serviços de vigilância patrimonial devem ser exercidas dentro dos limites dos estabelecimentos urbanos ou rurais, públicos ou privados com a finalidade de garantir a incolumidade fisica das pessoas e a integridade do patrimônio no local ou nos eventos sociais, somente poderá ser exercida dentro dos limites dos imóveis vigiados e nos casos de atuação em eventos sociais como shows, carnaval, futebol devem ater ao espaço privado objetivo do contrato.
Com relação a abrangência territorial dos serviços de segurança privada, uma delimitação essencial sobre a atuação do setor diz respeito a sua impossibilidade de fazer o policiamento em áreas públicas , constitucionalmente apenas as Policias Militares podem fazer o policiamento ostensivo nessas áreas ( Art: 144 § 5° da CONSTITUIÇÃO FEDERAL ).